sábado

Como fazer pintura em tecido

Como fazer pintura em tecido

Aqui você encontra dicas e toda a orientação básica para saber como pintar em tecido passo a passo.
Como pintar pano de prato, toalha, camiseta e outras peças.

como fazer pintura em tecido


Material necessário para Pintura em Tecido:



*Pano de prato de sacaria;
pintura em tecido passo a passo

*Placa de compensado, acrílico ou madeira (leve) de 40cm x *60cm(aproximadamente);
*Cola permanente para a placa;
*Carbono para riscar o modelo;
*Pincéis de cabo amarelo, próprios para pintura em tecido, nos números 02, 04, 08, 10 e 12.Os pincéis são vendidos inteiros. Porém, se forem aparados, tornam-se mais eficazes;
*Pincel para contorno número 0;
*Tinta para tecido (da marca de sua preferência) nas cores: branco, clareador, amarelo limão, amarelo ouro, laranja, vermelho vivo, vermelho tomate, púrpura, vinho, violeta, rosa chá, azul caribe, azul cobalto, verde folha, verde oliva, verde pinheiro, siena natural, cerâmica, sépia, cinza lunar, amarelo pele e preto. Esse é o kit básico, com ele podemos produzir muitos trabalhos. Existem muitas outras cores lindas no mercado e você pode adquiri-las quando desejar;
tinta para pintura em tecido

*Vidro para colocar água, para limpeza dos pincéis;
*Paninho para limpeza dos pincéis;
*Um frasco com água limpa, para quando precisar diluir um pouco a tinta (uso a embalagem de adoçante, é muito prática);
*Prato, pires ou godê, para misturar tintas;
Você poderá pintar camisetas, toalhas de banho, de rosto, lencóis, toalhas de mesa, jogos americanos e tudo o mais que sua imaginação permitir.
Modo de trabalho sugerido:
Comece aplicando a cola permanente

  (produto próprio para pintura , que deixa a superfície mordente , para fixar o tecido ) na placa. Estique bem a cola e deixe secar por uns 30 minutos. Lave seu pincel imediatamente, pois a cola pode danificá-lo se secar, se preferir use uma escova de dentes velha.
como fazer pintura em tecido
Observe na foto a ordem , tábua preparada com a cola permanente , tecido bem esticado, carbono de computador ou nota fiscal preto , com lado escuro voltado para o tecido , desenho a ser transferido para o tecido , com auxílio de lápis ou caneta.
Estique o pano (ou a peça a ser pintada)sobre a placa preparada com a cola. Faça isso com carinho para que fique bem esticado, sem dobras;
Escolha o desenho e risque com auxílio do carbono (eu uso o de computador);
Comece com o sombreado. Escolha o tom e aplique antes uma demão de clareador, faça aos poucos. Aplique o clareador e sombreie, não deixe o clareador secar. Não exagere, faça algo suave e escureça perto do desenho;
Passe para os campos do desenho. Faça sempre o que estiver por baixo primeiro e por último o que estiver no plano de cima no desenho. Ex.: folhas que estão por baixo das flores são pintadas primeiro. Esse detalhe garante um acabamento mais perfeito;
Não estique a tinta. Preencha o campo com generosidade, não deixe a cor de baixo secar antes de fazer luzes e sombras;
A luz que é dada com o branco. (*)Pode ficar translúcida se você preparar um frasco a parte com duas partes de tinta branca para uma parte de clareador. Essa mistura é boa para fazer as pinceladas de branco nas rosas e as pétalas dos miosótis;
Os galhos e os acabamentos exigem um pincel mais aparado ou um apropriado para acabamento (existem no mercado) com as cerdas firmes;
Use uma gotinha de água na tinta que for usar para contorno ou detalhes delicados onde desejar um traço mais fino;
Enfim, tenha sempre um paninho a mão para testar as misturas. Com isso você evita erros nas misturas que podem comprometer seus trabalhos. Faça também testes para ver se as cores que pretende usar ficam harmoniosas lado a lado;

Guia de pincéis para a Pintura em Tecido

pincel para pintura em tecido
Pincéis para pintura em tecido mais comuns , vários números e
aparados de várias formas:
Inteiros , para preenchimento de áreas grande e para sombreado
 retos , lixados e aparados , para pétalas de flores e folhas
 redondos , para margaridas, miosótis e hortênsias.
chanfrados , para luz e sombra , corte das rosas e detalhes das folhas.
É bom ter os pincéis em formatos variados , você notará que cada formato , facilitará na hora da pintura em tecido.
pincel para pintura em tecido
 Pincéis para contornos ou filetes, usados nos acabamentos ,número 0.
pincel para pintura em tecido
 Pincéis chatos , mais usado em tecidos finos , para acabamentos e mesmo para o preenchimento de áreas maiores, cerdas macias. 
pincel para pintura em tecido
 Pincéis cerdas mais duras, para tecidos mais grossos , sacaria mais áspera , cerdas duras.

pincel para pintura em tecido
Pincéis de pelo de marta , para acabamentos , detalhes , cabelos , nervuras de folhas , galhos , folhinhas de segundo plano.
São macios e indicados para pintar fraldas , pois não abrem a trama do tecido e ao mesmo tempo tem firmeza para fazer contornos, ótimos para olhinhos e cabelos , o ideal é ter alguns menores , números 04 e 06 e maiores como os números 10 e 12 , pois os tamanhos dependem dos desenhos a serem realizados.
Agora é só relaxar e boa pintura!
como fazer pintura em tecido

Veja meu vídeos , que ilustram bem o texto acima!

Dicas adicionais Para Pintura em Tecido!!!!


1 Use uma escova de dentes velha ou um cartão de crédito antigo e vencido (rs),para passar a cola permanente na tábua , além do serviço ser mais rápido, a escova ainda dá uma limpadinha nos fiapos que ficam colados , das outras pinturas , prefira uma de cerdas duras.E o cartão surpreende pois a aplicação fica aperfeita!

2 Deixe ao seu lado uma bandeja de isopor (aquelas que vem do supermercado) , para retirar o excesso do pincel , fazer misturas e também , retirar aqueles restos de tinta endurecidos que formam na tampa e boca do frasco de tinta, na pintura folk , ela substitui o paninho na hora de tirar o excesso para fazer a luz e a sombra secas...
3 Vinagre de maçã (algumas gotas no frasco) , ajuda a deixar a tinta mais fluida quando ela engrossa.
4 Molhar o pincel no aquarela silk , facilita na hora de fazer galhos e arabescos , assim como as folhinhas soltas, também para contornos , molhe e tire o excesso , vai sentir a diferença.
5 Use acetona , para limpar seus pincéis quando ficarem duros , ou com resíduos de tinta , você notará que eles ficarão bem limpos e macios novamente.
Clique Aqui e veja muitas fotos com explicações passo a passo de vários temas para pintar em tecido.

54 comentários:

Marisa disse...

Suas pinturas são lindas, eu também pinto tecido e telas, se voce não se importar eu gostaria de te dar uma dica para espalhar a cola permanente, eu uso um cartão de orelão velho, jogo um pouco da cola na tábua e espalho puchando com o cartão em pé, ai a cola fica lisinha e o cartão pode ser usado por muitas vezes, fica ótimo. Bjssss

serafina disse...

Ola muito obrigada por suas dicas e ensinamentos, gosto muito de todos os seus trabalhos e tenho aprendido com eles amo muito pintura em tecido
beijos meu mail serafinaaguiar@hotmail.com
muitos parabens e de novo muito obrigada de coraçao

Clarice Dunder disse...

Adoro seus trabalhos , sua pintura é muito delicada e o acabamento é perfeito.
Parabéns pelo trabalho e pela generosidade em compartilhar seu conhecimento.
claricedunder@gmail.com

Clau Di Genova disse...

Mandei , amigas!!!
Beijos e muito obrigada pelos comentários!

Unknown disse...

obrigada por compartilhar, também pinto e dou aulas e foi muito útil suas dicas. Grande abraço!
atelietiarita@gmail.com
Rita.

Ana disse...

Olá, muito boa as dicas, apesar de pintar a algum tempo, nunca fiz curso então tudo que aprendi foi através da internet, adoraria receber por e-mail.
Abraço,
Ana Paula Silva
pedidos.calinana@yahoo.com.br

Simone Souza disse...

Muito lindo o seu trabalho fico sempre encantada, gostaria de receber a apostila, meu e-mail é omegagr.simone@gmail.com. Muito obrigada e que Deus continue a abençoar esse dom que
Ele lhe deu. bjos

solange alves da paixão disse...

querida adorei suas dicas são maravilhosas bjos.nininhasol@hotmail.com

arte e encantos disse...

Cláudia, obrigada pelas dicas, são preciosas, Feliz 2013, bjs

Katia

Unknown disse...

Eu adoro seu trabalhos; e gostaria de saber se pintar com estas placas de eucatex é melhor do que usar isopor para fazer a pintura e aonde eu poderia comprar uma?

Eleonora Artesanato disse...

Estou constantemente entrando no seu blog. Pois suas pinturas são lindas, e sempre tem um detalhe que pode ser aproveitado em outras pinturas. Perfeição? não tem palavras para falar sobre este item. Lindooo....
Obrigada pelas dicas, pois sempre tem algo de novo para aprender. Feliz 2013, muita paz, bons trabalhos, saude. Deus Abencoe sempre.
Eleonora Monteiro iois@bol.com.br.

Marleide disse...

Marleide
perfeito o seu trabalho, tenho certeza que vou aprender,gostaria de receber a apostilhas, meu email e morenavf@hotmail.com
beijos

myrian disse...

Muito lindo os seus trabalho ,que DEus te abençoe a cada dia mais. Sua pintura é muito delicada e o acabamento é perfeito . Um feliz 2013 atraso mais de coração. myrianlim@ig.com.br

Ednalva Paulo disse...

Olá...
Muito obrigada por compartilhar tantas informações. Você é muito especial. Aprendo muito com seus ensinamentos.
Ednalva Paulo
edpauloc@hotmail.com

Unknown disse...

Parabéns, gostei muito das explicações que deu sobre pintura, já pinto, porém não tinha conhecimentos tao amplos e aprendi mais sobre pincéis, limpeza, material e outros.Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.Que Deus continue iluminando seus caminhos sempre.Bjs

Van Castro disse...

OBRIGADA AMADA PELOS RISCOS ..AMEII..VOU SALVAR TODOS...

denise disse...

amei seus trabalhos estou começando a pintar e preciso de varias dicas, passo a passo e riscos de desenhos, desde ja agradeço DEUS te abençoe. meu email (santosdenise@ymail.com) aguardo ansiosa.

Anônimo disse...

Amei teu blog,parabens meu email leoonice87@gmail.com

Deiartera disse...

oi Clau, adorei as dicas, meu email: dedeiavital@gmail.com, obrigada, bjks

Rosana Arts disse...

CLAU
Seu blog está lindíssimo , completo e bem agradável além de didático ...
parabens pela criatividade e gentileza em ensinar ao proximo com dedicação e humildade beijão
amo sua amizade

Lucinea souza disse...

Oi clau amei as dicas meu email e Lucinea_jc@yahoo.com.br

Pintura em Tecido, Croche, Patch Aplique e Costura disse...

Clau, muito obrigada pelo carinho que vc tem com todas nós, te admiro amiga, beijão e que Deus continue iluminando sua vida!

Unknown disse...

Olá Claudia vim fazer uma visita Amei essa aula Nunca tenho tempo de frequentar cursos Estou sempre aprendendo com pessoas de bom coração como você Deus abençoe já estou te seguindo
http://lyartesanatoemconfeccao.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

adorei seu trabalho é lindo !meu emeil é renatabult@hotmail.com

ridolphi.51 disse...

BOA TARDE AMIGA QUERIDA, QUASE NÃO TENHO LIGADO O PC, QDO TERMINO O SERVIÇO VEM A CHUVA C/ RAIOS E TROV~ES AÍ TEM K DESLIGAR CORRENDO MESMO ASSIM AINDA QUEIMOU MINHA TV QUE GANHEI DO MEU FILHO QDO CHEGUEI AQUI, ESTOU VISITANDO O BLOG E AMEI TUDO QUE VI E VOU REPASSAR O ENDEREÇO P/ UMA AMIGA QUE MORA LÁ EM SAQUAREMA, POIS ELA TUDO QUE PRECISAVA ERA COMIGO AGORA ME TELEFONA PEDINDO RISCO COMO PINTAR ISSO OU AQUILO, ELA NÃO MEXE EM PC MAS A FILHA DELA TEM ENTÃO ESTOU LHE COMUNICANDO QUE VOU REPASSAR O ENDEREÇO P/ ELA VER O PAP DE TUDO LEGAL? DESEJO MUITA SORTE A VC E BEIJOS PELO DIA DE HOJE, PURIFICATI

Unknown disse...

Adorei seu trabalho, muito lindo acabamento perfeito,meu nome é Regiana e o e-mail é:
recarlos_@hotmail.com por favor mande-me estou aguardando grata.

Anônimo disse...

Seus trabalhos são lindos...acesso todo dia seu blog prá aprender um pouquinho com vc.
Que Deus ti abençoe, sua generosidade é muito bem vinda, tenha certeza que vc ajuda muita gente...

Paz,

Márvores.



Ps: meu email é este mvianah@gmail.com se puder me enviar a apostila ficarei muito feliz!

Unknown disse...

OLÁ MARIA SERAFINA , TUDO BEM COM VC ??? ADOREI OS SEUS TRABALHOS DE PINTURA !!! GOSTARIA SE , VC PUDESSE ME ENVIAR A APOSTILA ATRAVÉS DO MEU
EMAIL suelin.branda@hotmail.com .OBRIGADA !!! MUITO SUCESSO PRA VC !!! BOA NOITE !!! AH , MEU NOME É SUELI

Lucia disse...

Olá amiga!.
Achei seu blog super interessante, sempre tive curiosidade sobre pinturas em tecidos, começei a trabalhar com ponto de cruz, mas, quero expandir meu conhecimento sobre pinturas...Ficarei muito grata caso possa enviar suas atualizações neste sentido para iniciantes...Bjos Luluzinha do doce.

Adélia disse...

Olá meu nome é Adélia,sou de porto alegre,adorei esse blog,estou iniciando e graças as dicas e riscos do blog fiz meu primeiro trabalho...adorei muito,sou facinada por arte e isso é uma arte...me mandem postagens por favor,bjus fiquem com Deus.Adélia
email:ac-flor@hotmail.com

Unknown disse...

Oi amada...
adorei suas pinturas e gostaria de saber se vc ensina a distancia e o valor.
certezadeviver@hotmail.com
monica

Unknown disse...

certezadevicer@hotmail.com

Unknown disse...

gostei muito das suas explicações, e seus trabalhos são lindos

Imani Anna disse...

queria dicas de pinturas de rosas ai fui no youtube e vi seu video de flores adorei. Então resolvi conhecer seu blog, e adorei mais ainda essas dicas de pintura para iniciante são muito boas, gostaria de receber-las no formato word. meu email é
clarearts@yahoo.com.br
Muito obrigado

Anônimo disse...

Ana Patricia Adorei suas pinturas,e gostaria de aprender mais bjssss meu imail é patyegenivaldo@hotmail.com

Sol disse...

ola amiga boa noite entrei por acaso estava procurando o que significa pintura chapada e encontrei seu blog
maravilhoso ainda nao sei pintura em tecido mais tenho certeza que a partir de hoje eu irei me dedicar para aprender a pintar com a sua ajuda... ate mais ah por favor gostaria de receber pintura para iniciante em forma de word meu e-mail e soleugenio2012@hotmail.com desde ja agradeço.sol.

marli disse...

Olá...
Muito obrigada por compartilhar tantas informações. Você é muito especial. por partilhar seu conhecimento que Deus te ilumine e te abençoe sempre.. agora com suas dicas posso aprender a pintar . bjus
marli3129@hotmail.com, no caso de você ainda estiver partilhando a apostila... obrigada

Anônimo disse...

oie..boa noite

gostei muito do seu blog, tem dicas bem legais...
já fiz algumas aulas de pintura por um tempo e resolvi voltar a pintar...
Gostaria q vc me envia-se uma apostila se possivel....

Desde já agradeço...Att jessika campos

Unknown disse...

Oie Boa noite

Gostei muito do seu blog..

já pintei durante algum tempo quando fazia aula, e agora estou querendo voltar a pintar
Gostaria de receber sua apostila se possivel...

Desde já te agradeço..Att Jessika Campos

Clau Di Genova disse...

Jessika , envio pra vc, amiga, mas preciso do seu email!
bjos

Anna Ribeiro disse...

Olá! Parabéns pelo post! Muito informativo messsmo! Eu gostaria de saber se normalmente se dilui essas tintas de tecido para fazer trabalhos em camisetas, sabe desenhos em t-shirts? Pq eu achei elas muuuito espessas, e quando acaba o trabalho fica aquela coisa bem grossa com aquele aspecto emborrachado e até dura... Para trabalhos como o do post acho que n tem problema, mas para roupas imagino que deva ser bem mais fluido ne

Clau Di Genova disse...

Anna , há muito tempo não pinto camisetas , mas falei com várias amigas e a opção mais indicada é a seguinte , fazer um preparado de uma amiga bastante famosa na pintura em tecido , seu nome é Filó Frigo , segue a receita:

Misturinha da Filó Frigo

1 frasco de tinta de tecido branca,

1 frasco tinta de tecido incolor (clareador),

1 frasco de tinta de tecido metálica branca ( tintas novas ok)

2 tampinhas de álcool 92,8º ( a tampa da tinta é a

medida)!

É só misturar e guardar um em pote com tampa!
Esta misturinha o álcool tem que ter 92,8 ou pode ser 46,
ou 96

Com essa mistura , vc dá uma base em cada campo do desenho q for pintar , antes das colorir com as tintas habituais.
Espero q seja útil para vc e se puder, me de um retorno sobre seus resultados!
Obrigada pelo comentário carinhoso , beijos e fique com Deus!

Regina disse...

Cláudia,
Parabéns pelo seu trabalho. Adorei.

Unknown disse...

Claudia, boa noite , gostei do seu blog, desculpe sou meio tapado por isso peço que voce fale mais sobre a cola , porque peergunto todo desenho tem que usar a cola antes me da a dica , muito obrigado e desculpe.

Clau Di Genova disse...

Luiz Carlos,
Obrigada por visitar e comentar!
A cola q eu menciono ,serve para ser aplicada sobre uma base de madeira, ou plástico , ela fica mordente e vc aplica o tecido a ser pintado nessa base, estica bem e fica com estabilidade para pintar, como se fosse uma tela , serve basicamente para fixar o pano , antigamente , usávamos , uma base de isopor e prendíamos o pano com alfinetes, mas a cola é bem mais prática...se ficou dúvida, estou ao dispor!

Rosangela Ribeiro disse...

Amei tudo,vc é um anjo explicando muito bem para quem está aprendendo como eu,obrigada bjs.

Unknown disse...

Olá gostei mt do seu blog, seus trabalhos são lindos e suas dicas ajudam mt principalmente pra quem está começando agora como eu. Que Deus continue te iluminando bjs!

Rose disse...

amei seu blog e estou aprendendo muito tem como me mandar apostila por email rosaefaria@ig.com.br

Anônimo disse...

Oi. Minha mae mandou eu procurar um site sobre pintura em tecido e achei este blog e gostei muito. Se possível queria receber sua apostila:
timoteocsampaio@gmail.com

Shirley disse...

Adorei as dicas de pintura em tecidos para iniciantes, já pinto a algum tempo mas vi que com essas dicas eu posso melhorar meus trabalhos, parabéns

Angela disse...

Amiga das pinturas lindas!
Meu e-mail é:
angelasilrocha@gmail.com
agradeco desde ja.
obrigada tambm pelo seu desprendimento
Abraço fraterno.
Angela.

Angela disse...

Quero receber suas notificação. Este blog faz toda a diferença .....
obrigada sempre....

Anônimo disse...

Oi ...comecei a pintar tbm ..mais gostaria q alguem me ajudasse ....o q fazer p nao ficar dura a pintura .....sab o pano de prato fica duro na.parte onde foi pintado .....o q posso fazer p melhorar isso???
Obrigada!
Rose....abracos a todas!!!

Clau Di Genova disse...

Rose,obrigada pelo comentário!
Amiga, primeiro verifique suas tintas, se estiverem grossas , vão dar esse aspecto na pintura, é melhor q estejam mais fluidas...o tecido , deve ser de algodão e se vc der uma base de clareador ,antes, tb ajuda. Veja meu video na página inicial do blog , para saber se há algo mais na minha técnica q possa te ajudar! Um grande abraço , fique com Deus!

Postagem em destaque

Ecobag pintada a mão

 Ecobag pintada a mão Mais uma ecobag pintada a mão, nesse caso, decidi pintar rosas, pois eu sempre aproveito para treinar e experimentar n...

DICAS PARA O LAR

DICAS PARA O LAR
Dicas de limpeza, receitas e mais!