quinta-feira

Super dica como limpar pincel

Super dica como limpar pincel

Aprenda a recuperar um picel que você já considerava perdido!

Uma das queixas mais comuns que ouço de minhas colegas da oficina de artesanato é que seus pincéis estão duros, ou muito ruins de usar, o que a maioria não sabe é que o acúmulo de tinta nas cerdas por completo ou apenas no limite da virola mudam completamente o rendimento do pincel e os efeitos que ele cria na pintura. Muitas vezes fica impossível dar aquela pincelada certeira que pode definir o acabamento perfeito de um trabalho, não por inabilidade, mas por problemas na escolha do pincel e no estado de conservação do mesmo. Por essa razão, decidi deixar aqui a dica de algo que tenho feito com muito sucesso, veja abaixo todos os passos para ter o pincel novinho de novo.
tinta acrílica, cola , tinta de tecido
Acima você vê o antes do pincel, ele foi usado para passar cola permanente e ficou completamente ressecado e deformado, além disso, havia resíduos de tintas variadas nas cerdas, acumuladas por falta de limpeza adequada a cada uso, esse pincel é um coringa na nossa oficina, sendo usado nas mais variadas técnicas, até para verniz ele já foi usado. Vejamos abaixo como consegui deixá-lo como novo. 
pincel duro limpeza
Você vai precisar de um pedaço de sabão feito em casa e um recipiente para o apoiar, deixe o sabão dentro da água um pouco para amolecer e depois escorra, você vai conseguir espetar o pincel no sabão, como na foto acima, um detalhe é que não sei se funciona com sabão em pedra comprado, mas farei o teste e volto para atualizar a postagem. Deixe o pincel assim, espetado no sabão por alguns dias.
pincel duro limpeza
Depois de uns dias ( dois ou três , são suficientes), retire o pincel, umedeça em água e use o limpa pincel para realizar a etapa final, você vai passar as cerdas do pincel entre essas protuberâncias da peça da foto acima de forma a alcançar as partes mais próximas a virola, repita a operação até que veja que todo o excesso de tinta saiu do pincel,  observe que tipo de cerda o pincel tem, na hora de aplicar a pressão, que deve ser mais forte nos resitentes, como os de cabo amarelo e mais delicada, porém mais vezes nos pincéis de cerdas mais macias. Se você não tiver a peça acima, faça esse procedimento com uma escova de lavar roupas já gasta ou com um paninho de limpeza e vá umedecendo o pincel, já que o pano vai absorver a umidade mais rapidamente.
pincel duro limpeza
E então você conseguirá um pincel completamente limpo , como na foto acima, super macio da virola até as pontas, para limpar a virola e o cabo, usei esponja de aço e passei levemente umedecida até limpar o máximo possível. Fiquei muito surpresa com a eficiência dessa limpeza, pois já tinha tentado várias com muitos produtos químicos e nunca tinha obtido um resultado perfeito como esse. Espero  ter ajudado, espero que você tenha acesso a esse sabão feito em casa e se quiser mais dicas legais sobre pintura em tecido , clique AQUI.

Um comentário:

Rosa Juliana disse...

Essa dica é nova e genial. Este sabão é muito bom mesmo. Obrigada Clau

Postagem em destaque

Ecobag pintada a mão com rosas

 Pintura em tecido rosas Eu pintei algumas sacolas recentemente, para presentear e pintei o mesmo risco, algumas vezes, para não ter que pen...

DICAS PARA O LAR

DICAS PARA O LAR
Dicas de limpeza, receitas e mais!