Super dica como limpar pincel

Super dica como limpar pincel

Aprenda a recuperar um picel que você já considerava perdido!

Uma das queixas mais comuns que ouço de minhas colegas da oficina de artesanato é que seus pincéis estão duros, ou muito ruins de usar, o que a maioria não sabe é que o acúmulo de tinta nas cerdas por completo ou apenas no limite da virola mudam completamente o rendimento do pincel e os efeitos que ele cria na pintura. Muitas vezes fica impossível dar aquela pincelada certeira que pode definir o acabamento perfeito de um trabalho, não por inabilidade, mas por problemas na escolha do pincel e no estado de conservação do mesmo. Por essa razão, decidi deixar aqui a dica de algo que tenho feito com muito sucesso, veja abaixo todos os passos para ter o pincel novinho de novo.
tinta acrílica, cola , tinta de tecido
Acima você vê o antes do pincel, ele foi usado para passar cola permanente e ficou completamente ressecado e deformado, além disso, havia resíduos de tintas variadas nas cerdas, acumuladas por falta de limpeza adequada a cada uso, esse pincel é um coringa na nossa oficina, sendo usado nas mais variadas técnicas, até para verniz ele já foi usado. Vejamos abaixo como consegui deixá-lo como novo. 
pincel duro limpeza
Você vai precisar de um pedaço de sabão feito em casa e um recipiente para o apoiar, deixe o sabão dentro da água um pouco para amolecer e depois escorra, você vai conseguir espetar o pincel no sabão, como na foto acima, um detalhe é que não sei se funciona com sabão em pedra comprado, mas farei o teste e volto para atualizar a postagem. Deixe o pincel assim, espetado no sabão por alguns dias.
pincel duro limpeza
Depois de uns dias ( dois ou três , são suficientes), retire o pincel, umedeça em água e use o limpa pincel para realizar a etapa final, você vai passar as cerdas do pincel entre essas protuberâncias da peça da foto acima de forma a alcançar as partes mais próximas a virola, repita a operação até que veja que todo o excesso de tinta saiu do pincel,  observe que tipo de cerda o pincel tem, na hora de aplicar a pressão, que deve ser mais forte nos resitentes, como os de cabo amarelo e mais delicada, porém mais vezes nos pincéis de cerdas mais macias. Se você não tiver a peça acima, faça esse procedimento com uma escova de lavar roupas já gasta ou com um paninho de limpeza e vá umedecendo o pincel, já que o pano vai absorver a umidade mais rapidamente.
pincel duro limpeza
E então você conseguirá um pincel completamente limpo , como na foto acima, super macio da virola até as pontas, para limpar a virola e o cabo, usei esponja de aço e passei levemente umedecida até limpar o máximo possível. Fiquei muito surpresa com a eficiência dessa limpeza, pois já tinha tentado várias com muitos produtos químicos e nunca tinha obtido um resultado perfeito como esse. Espero  ter ajudado, espero que você tenha acesso a esse sabão feito em casa e se quiser mais dicas legais sobre pintura em tecido , clique AQUI.

Um comentário:

Tatitando Arte disse...

Essa dica é nova e genial. Este sabão é muito bom mesmo. Obrigada Clau

Postagem em destaque

Toalha de banho com pintura em tecido

Toalha de banho com pintura em tecido Essa toalha será vendida no nosso futuro bazar de final de ano, nesse caso, foi me pedido que pinta...

DICAS PARA O LAR

DICAS PARA O LAR
SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A DONA DE CASA DE HOJE

Postagens populares

Minha lista de blogs